Farol do Cabo da Roca comemora 250 anos

O Farol do Cabo da Roca, em Sintra, assinalou 250 anos, esta quarta-feira, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

A comemoração foi marcada pelo descerramento de uma placa comemorativa pelos 250 anos de existência deste farol que, com a colaboração da autarquia e da Parques de Sintra Monte da Lua será transformado num espaço expositivo aberto ao público.

Inserido em pleno coração do Parque Natural de Sintra-Cascais, mais especificamente no extremo da Serra de Sintra, na freguesia de Colares, o Cabo da Roca, segundo Basílio Horta, “é um ponto de referência nos roteiros turísticos mundiais por reunir características paisagísticas e criações da mãe natureza únicas. Este farol recorda-nos a importância do oceano para o território português e a sua perfeita comunhão entre a terra e o mar ao longo dos 250 anos de existência”.

O farol do Cabo da Roca é um dos mais antigos em Portugal, está localizado no ponto mais ocidental do continente europeu e encontra-se ativo desde 1772. É composto por uma torre de 22 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de cerca de 26 milhas náuticas, aproximadamente 48 quilómetros.

A cerimónia foi presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, contando com a presença do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, do chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Henrique Gouveia e Melo, do subdiretor-geral da Autoridade Marítima, do diretor de Faróis e vários representantes da Marinha Portuguesa.

Saiba mais sobre o Cabo da Roca AQUI.