
Escola Nacional de Bombeiros assinalou 30 anos
A Câmara Municipal de Sintra marcou presença no 30.º aniversário da Escola Nacional de Bombeiros, no dia 9 de maio, que teve lugar nas instalações da própria escola, em Ranholas, Sintra.
O evento contou com a presença do vice-presidente da autarquia de Sintra, Bruno Parreira, do Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Manuel Moura, e do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes.
Ao longo da manhã, os participantes visitaram a exposição de fotografia patente no local, que assinala os 30 anos da escola com 30 imagens que retratam a sua atividade formativa nas diversas áreas técnicas. Assistiram ainda a uma demonstração prática das valências ministradas pela Escola Nacional de Bombeiros, no recinto do Centro de Formação de Sintra, em colaboração com vários Corpos de Bombeiros.
A manhã terminou com o descerramento de uma placa na Alameda das 30 Árvores, local onde foram plantadas 30 árvores para assinalar o aniversário da escola, e com a sessão solene, durante a qual foram atribuídas distinções honoríficas.
A Escola Nacional de Bombeiros é a autoridade pedagógica na formação técnica dos bombeiros portugueses e de outros agentes de proteção civil. Sediada em Sintra, possui ainda dois centros de formação na Lousã e em São João da Madeira, com uma vasta oferta formativa composta por conteúdos programáticos e duração que podem ser adaptados em função das necessidades dos destinatários.