Escola ISCTE-Sintra em debate no Conselho Estratégico Empresarial

O Centro Cultural Olga Cadaval recebeu o Conselho Estratégico Empresarial, esta quarta-feira, marcado pela assinatura de protolocos referentes à Escola Universitária especializada em Tecnologias Digitais do ISCTE, que será instalada em Sintra.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, deu início aos trabalhos após 1 minuto de silêncio em memória de Jorge Coelho, presidente do Conselho Estratégico Empresarial, “hoje vamos ouvir o projeto da escola universitária que tem a sua marca, o seu trabalho e dedicação. Será sempre uma memória presente”, referiu o autarca.

A reunião contou com a participação da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, que abordou o tema “O Papel das Empesas na Recuperação Nacional / PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e Estratégia 2030”.

Durante a sua apresentação, Elisa Ferreira falou sobre os instrumentos europeus revelantes para a recuperação de Portugal e da economia das empresas e sobre o que se espera das empresas portuguesas de modo a apoiar a recuperação do país.

Relativamente ao Plano de Recuperação e Resiliência, Basílio Horta mencionou que Sintra “tem uma grande perspetiva e fundadas esperanças que alguns aspetos muito importantes dos nossos projetos possam ser acolhidos”, alegando ainda que “as autarquias vão ter um papel muito importante, primeiro na execução de obras e iniciativas do poder central e depois em campo próprio, com os seus próprios projetos. São nas duas vertentes que Sintra se coloca, mas fundamentalmente na segunda. Temos um largo conjunto de projetos em diversas áreas”.

O projeto para a escola universitária especializada em tecnologias digitais do ISCTE em Sintra, foi apresentado pela reitora do Instituto Universitário de Lisboa, Maria Lurdes Rodrigues.

O ISCTE-Sintra será uma Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas e começará por oferecer, à maior concentração de jovens do país, 10 cursos que combinam ciências digitais com arte, património, tecnologias educativas, gestão, indústria, serviços e cibersegurança.

Seguiu-se a assinatura do protocolo de parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e o ISCTE, que estabelece a cedência do terreno por parte da autarquia para a instalação daquela que será a primeira instituição universitária a norte da Área Metropolitana de Lisboa.

“Sem ensino superior, sem educação, sem mais conhecimento, dificilmente Sintra terá o lugar que merece no futuro e é isso que estamos a construir neste momento”, referiu Basílio Horta.

Posteriormente foi assinado o protocolo entre a Câmara Municipal de Sintra, o ISCTE e 27 empresas de Sintra que manifestaram interesse em trabalhar em conjunto neste projeto, concretamente no fomento para a instalação e funcionamento da escola.

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, presente neste conselho, expôs sobre as medidas e apoios desenvolvidos por este ministério, referindo que “mais do que a dimensão das empresas interessará a qualidade dos projetos” e que “o projeto da escola que foi hoje aqui apresentado é um dos mais maduros que nós temos e daqueles que podem ser candidatados ao Plano de Recuperação e Resiliência, e ele faz falta”.

O Conselho Estratégico Empresarial de Sintra funciona como um interlocutor privilegiado entre empresários e investidores de dimensão nacional e local estando focado em melhorar as condições e oportunidades de negócio e investimento em Sintra que dinamizem a economia e promovam o emprego. Este conselho integra empresários, associações empresariais e entidades sindicais.