Sintra aprova abertura de concursos públicos para escolas do concelho

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a abertura de concursos públicos para a concretização de diversas empreitadas em escolas do concelho, num investimento superior a 2 milhões e 570 mil euros e prazo de execução de 4 meses.

Os concursos públicos destinam-se à realização de empreitadas de arranjos exteriores em escolas EB 2,3; de beneficiação e requalificação de logradouros de escolas EB 1, fase V, e em EB 2,3, fase III; e de conservação e beneficiação de escolas, fase II, de Sintra.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, o “setor da educação é uma das prioridades que estabelecemos. Investir nas escolas é investir na educação e no futuro”, sublinhando ainda que “as nossas escolas devem ser um motivo de orgulho para todos e de dignidade a quem aprende e a quem ensina”.

No que respeita ao concurso referente à empreita de arranjos exteriores em escolas EB 2,3, serão alvo de intervenção as Escolas EB 2,3 Maria Alberta Menéres, D. Domingos Jardo, António Sérgio e Agostinho da Silva, no valor de 1 milhão e 151 mil euros.

A abertura de concurso público para as empreitadas de beneficiação e requalificação de logradouros de escolas EB 1, fase V, e EB 2,3, fase III, correspondem ao investimento de 1 milhão e 180 mil euros. Serão alvo de intervenção as escolas EB1 Casal do Cotão, Cabra Figa, Massamá 2, Meleças e Jardins de Infância da Anta 2 e Faião, e as escolas EB 2,3, Alfredo da Silva, Alto dos Moinhos, Ferreira de Castro e Professor Egas Moniz.

As intervenções visam dar lugar à reabilitação, valorização e modernização dos logradouros escolares, com o objetivo de inverter a trajetória de décadas sem conservação, de forma a garantir boas condições de funcionamento, garantido as condições de conforto dos mesmos.

Os trabalhos têm como objetivo melhorar as suas condições de segurança e usufruto, assim como, sempre que possível, dotá-los de condições para a prática de desporto escolar, garantindo as boas condições de funcionamento das escolas.

Por fim, o a abertura de concurso público, pelo valor de 239 mil euros, para a empreitada de conservação e beneficiação de escolas, fase II, irá incidir sobre as Escolas Básicas de Cortegaça, Montelavar, Pêro Pinheiro, Sabugo e Vale de Lobos e o Jardim de Infância de Camarões.

Esta empreitada visa garantir as boas condições de atividade dos estabelecimentos de ensino, através da melhoria do estado de conservação interior, incidindo sobretudo nas pinturas, revestimentos interiores e reposição do funcionamento das instalações sanitárias.