Dia Internacional do Bombeiro assinalado em Sintra

Sintra assinalou o Dia Internacional do Bombeiro,  esta quarta-feira, com a entrega de Medalha de Mérito de Proteção e Socorro à Escola Nacional de Bombeiros, sediada em Sintra, que comemora o seu 27.º aniversário.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar e do presidente da Direção da Escola Nacional de Bombeiros, Vitor Reis.

Basílio Horta recordou as prioridades da autarquia pautadas pela “proteção e segurança dos nossos munícipes, de forma a garantir o exercício dos seus direitos pessoais”. “A segurança divide-se em dois aspetos essenciais, na prevenção e na capacidade de intervir em caso de acidente. E é aqui que a Escola de Bombeiros tem o papel determinante de criar formadores e formar bombeiros. O seu trabalho garante a capacidade de intervir e de dar segurança aos homens e mulheres que muitas vezes se sacrificam em prol de todos nós”.

A Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro entregue à Escola Nacional de Bombeiros pelo Ministério da Administração Interna deve-se ao seu contributo fundamental em prol da formação dos bombeiros e de outros agentes de proteção civil, concretizando diariamente uma parceria entre o Estado e a sociedade civil.

Ao longo da manhã foi possível conhecer o Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais e o Centro de Simulação e Realidade Virtual.

A Escola Nacional de Bombeiros é a autoridade pedagógica na formação técnica dos bombeiros portugueses e de outros agentes de proteção civil. Sediada em Sintra, possui ainda dois centros de formação na Lousã e em São João da Madeira, com uma vasta oferta formativa composta por conteúdos programáticos e duração que podem ser adaptados em função das necessidades dos destinatários.