Sintra participa em reunião do Comité das Regiões sobre as ameaças à democracia

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, e outros líderes locais e regionais estiveram reunidos em sessão plenária do Comité das Regiões Europeu, em Bruxelas, para debater as ameaças à democracia e a invasão da Ucrânia.

Os líderes presentes responderam afirmativamente ao objetivo de construir ferramentas comuns que promovam a educação cívica e salientaram a necessidade de iniciativas especificas para combater a propagação da desinformação a todos os níveis.

Nesta sessão, do Comité das Regiões, foi expressa a solidariedade para com o povo ucraniano e nela participaram o presidente da Câmara de Mariupol e o presidente da Câmara de Kiev.

No decorrer dos trabalhos foi apresentado o projeto para criação de campos de verão para crianças ucranianas nas cidades europeias que integram o Comité.

Basílio Horta, referiu que a este respeito Sintra “tudo fará para ajudar e colaborar neste projeto que tem um objetivo humanamente relevante. Não podemos ficar indiferentes ao momento que vivemos e não podemos ignorar os milhares de crianças que se encontram atualmente privadas de viver num ambiente de paz, o que as impede e brincar, de estudar, e de crescer em condições mínimas de dignidade”.

De destacar que em março, aquando da invasão da Ucrânia, o presidente da Câmara Municipal de Sintra assinou o Manifesto de Marselha adotado pela 9ª Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, encontro também ele promovido pelo Comité das Regiões. O documento que coloca os cidadãos no coração da democracia traduz a solidariedade dos membros para com a Ucrânia, condenando veementemente a agressão ilegítima e ilegal de que aquele país é alvo pela Rússia.

Sintra tem vindo a trabalhar com as demais instituições públicas por forma a garantir o adequado acolhimento de integração dos refugiados na comunidade.