Delegação de Yangsan visita Sintra para fortalecer geminação

A Câmara Municipal de Sintra recebeu, esta terça-feira, uma delegação de Yangsan, na República da Coreia do Sul, para uma sessão dedicada às “Oportunidades de Negócios entre o Município de Sintra e o Município de Yangsan”, realizada no Palácio Valenças.

A sessão de abertura ficou a cargo do presidente da autarquia, Basílio Horta, que destacou a relevância da parceria com Yangsan e a importância de “aprofundar as relações, tanto a nível cultural como económico.” O autarca manifestou ainda a “expectativa de que este encontro possa abrir novas oportunidades de cooperação nos setores da indústria, agricultura, comércio e educação, fortalecendo assim os laços entre Sintra e Yangsan em múltiplas áreas estratégicas e de interesse mútuo”.

O presidente do Município de Yangsan, Na Dong Yeon, sublinhou o valor de “manter uma relação de paz e amizade duradoura entre as duas regiões”, expressando o desejo de que essa parceria continue a desenvolver-se tanto culturalmente quanto economicamente. Na Dong Yeon destacou ainda as semelhanças entre Sintra e Yangsan, ambas ricas em património cultural e com forte potencial de cooperação em setores estratégicos.

Recorde-se que que os Municípios de Sintra e de Yangsan assinaram um protocolo de geminação, em junho no ano passado, com vista à promoção de projetos de âmbito cultural, turístico, educativo, económico e de promoção do desenvolvimento, designadamente económico tendo sempre em conta o bem-estar dos respetivos munícipes.

A semelhança entre os dois municípios, que têm uma profunda e reconhecida vocação turística, é bem denotativa do simbolismo e do encontro de culturas entre o Ocidente e o Oriente e ambos têm uma dimensão populacional e geográfica idêntica.

O Cabo da Roca, no extremo da Serra de Sintra é um lugar icónico no extremo ocidental do continente europeu e limite oeste da Eurásia, onde o sol de põe sobre o Oceano Atlântico. Enquanto, na Montanha Cheonseongsan, conhecida com “Pequena Montanha do Diamante”, é possível observar-se o nascer do sol sobre o Oceano Pacífico.

A geminação de cidades é, sobretudo, a oportunidade de contribuir para fomentar a confiança mútua, a amizade e compreensão reforçando laços históricos e culturais, assim como reconhecer um interesse recíproco no comércio, indústria e educação.

 

Image