COVID-19 | Sintra continua a apoiar bombeiros e forças de segurança do concelho

A Câmara Municipal de Sintra mantém a disponibilização de material de proteção individual e serviços de lavagem e desinfeção de edifícios e viaturas para as forças de segurança e corporações de bombeiros do concelho, num investimento de mais de 800 mil euros.

Este investimento insere-se na estratégia adotada pela autarquia para reduzir o risco de contágio e combater a propagação do Covid19.

No que respeita à entrega de material de proteção individual, a autarquia de Sintra já doou às corporações de bombeiros mais de 24.000 batas, cerca de 33.300 cobre pés, mais de 19.400 cobre botas e cerca de 28.900 toucas, mais de 9.100 fatos completos, 201.000 luvas, mais de 15.400 máscaras FFP2 e de 187.000 máscaras cirúrgicas, mais de 2.000 viseiras e mais de 5.700 óculos com proteção lateral.

Além do material de proteção, a autarquia de Sintra criou um centro de desinfeção exclusivo para veículos de emergência. Até ao momento, os serviços municipais já procederam à lavagem e desinfeção de mais de 1.600 ambulâncias das Corporações do Município e mais de 200 viaturas das forças de segurança do concelho (GNR E PSP).

Foram ainda realizados testes de COVID-19 às equipas das forças de segurança e bombeiros do concelho, sempre que existiu essa necessidade. Até dezembro de 2020, procedeu-se à realização de mais de 1.900 testes a elementos destas instituições.

Simultaneamente a este investimento, a Câmara Municipal de Sintra aprovou para o ano de 2021 o apoio de 2 milhões de euros para Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Município. A verba visa apoiar os Grupos de Intervenção Permanente (GIPE) e as 9 corporações de bombeiros voluntários do Município de Sintra, permitindo a promoção e salvaguarda dos interesses das populações.