ESCLARECIMENTO | GABINETE DO PATRIMÓNIO MUNDIAL SINTRA
Notícias recentes alarmaram a opinião pública com a informação sobre a Paisagem Cultural de Sintra Património Mundial, em que a associação não-governamental – ICOMOS – colocava a Paisagem Cultural de Sintra numa lista de Sítios em risco.
Nem a ICOMOS tem competência para o efeito, que é exclusiva da UNESCO, nem os fundamentos que justificaria tal sanção, têm a mínima credibilidade.
Na verdade, a articulação entre Sintra, com especial relevância para o Gabinete do Património Mundial e a Comissão Nacional da Unesco, é exemplar, como se constata com a apresentação recente do Plano de Gestão da Paisagem Cultural de Sintra, elaborada pela equipa coordenada pela Prof.ª Teresa Andressen.
Quanto aos fatos que sustentam a posição do ICOMOS os mesmos não correspondem à realidade, pois o hotel em causa não está a ser construído sobre as ruínas de um palácio, nem o PDM, recentemente aprovado, pode ser alvo das críticas apresentadas no relatório. Com efeito, o referido PDM é limitativo da construção e tal opção foi unanimemente reconhecida.
Finalmente, o Hotel da Gandarinha encontra-se embargado por não respeitar o projeto aprovado em 2005 e apenas será retomada a reabilitação caso a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) der parecer positivo à operação.
Gabinete do Património Mundial Sintra