COVID-19 | Postos móveis disponibilizam material de proteção em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra está a distribuir mais de 250 mil mascaras através dos três postos de atendimento que prestam apoio à população. Estas unidades, em funcionamento junto das estações da CP, distribuem gratuitamente material de proteção e informação para a prevenção e diminuição dos riscos de contágio por COVID-19.

As três unidades móveis disponibilizam máscaras de proteção individual, álcool gel e informação para a prevenção de possíveis contágios  - esta informação estará disponível em várias línguas.

Estes postos de atendimento funcionam com equipas constituídas por enfermeiros do ACES Sintra - Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, elementos da Proteção Civil de Sintra, Polícia Municipal de Sintra e técnicos de ação social da autarquia. As equipas multidisciplinares que acompanham estas ações prestam adicionalmente apoio e esclarecimentos à população sobre medidas preventivas, isolamento, utilização correta de EPI, higienização das mãos, etc.

Esta semana, a Câmara Municipal de Sintra solicitou às autoridades de Saúde o encerramento de 34 cafés que identificou, numa operação conjunta com a PSP, como de risco elevado para a saúde pública e de ajuntamentos onde as normas das autoridades de saúde não eram respeitadas.

Os três postos de atendimento surgem no seguimento da operação de distribuição de 1 milhão de máscaras, através da caixa de correio, por todos os munícipes. Teve ainda lugar, no regresso do ensino secundário, a distribuição de cerca de 5.000 kits de proteção a alunos do 11º e 12º ano, professores e pessoal não docente. Estes kits incluíram viseiras, máscaras, gel desinfetante e luvas. O município de Sintra disponibilizou ainda, até ao momento, a forças de segurança e bombeiros cerca de 2.000 kits “fato” de proteção (inclui tapa pés, máscara FFp2, óculos, touca, luvas e fato); mais de 2.500 kits “bata” (inclui tapa pés, máscara cirúrgica, luvas e bata) e mais de 30.000 máscaras.