Conselho Municipal de Educação reuniu na Faculdade de Medicina em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra realizou, esta quinta-feira, a 4.ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, no Campus de Sintra.

Nesta reunião, verificou-se o ponto de situação relativo à abertura do ano letivo 2022/2023 e os principais investimentos previstos na área da Educação para os próximos anos. Adicionalmente, os presentes tiveram a oportunidade de assistir à apresentação da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa e do projeto “Sintra Cresce Saudável”.

A cerimónia de abertura contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que congratulou o trabalho feito pela Universidade Católica pelo desenvolvimento de cursos superiores em Sintra.

“Num concelho constituído por uma grande percentagem de jovens, era urgente e essencial a presença do ensino superior em Sintra. Neste momento, temos a Católica e o ISCTE, que vêm colmatar um vazio que existia no território e que agora nos preenchem, e que a todos deve orgulhar, com a existência de cursos de ensino superior, de qualidade e prestígio, em Sintra.”, salientou o autarca.

“Apesar de existirem matérias exclusivas do Estado, existem outras em que nós, administração local, podemos intervir”, das quais Basílio Horta destacou o investimento do Parque Escolar, destacando que “foram requalificados até ao momento mais de 120 estabelecimentos de ensino, beneficiando um universo de mais de 30 mil alunos, que representam um investimento superior a 41 milhões de euros. Este investimento vai muito além de paredes e recreios equipados, trata-se de dar condições para uma melhor educação e consequentemente dar condições para um melhor futuro”.

Nesta reunião foi ainda apresentado o projeto educativo da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa. O edifício desta faculdade é um espaço dedicado e adaptado ao ensino e ao estudo da Medicina, com espaços de estudo individual e em grupo equipados com a tecnologia necessária, e composto por um centro de investigação biomédico que ocupa cerca de um terço do edifício.

A Universidade Católica adaptou à realidade portuguesa o currículo internacional de Medicina da Universidade de Maastricht, incluindo os métodos de ensino, aprendizagem e avaliação. O ensino clínico contempla ainda uma parceria com o setor hospitalar, que inclui uma enorme variedade de instituições de saúde, permitindo uma forte componente de formação em cuidados primários, levando o ensino de Medicina para a comunidade.

Adicionalmente, foi apresentado o projeto Sintra Cresce Saudável, promovido pela Câmara Municipal de Sintra e que tem como parceiros o Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, a Escola Superior de Comunicação Social e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, a Faculdade de Medicina - Laboratório de Nutrição e a Faculdade de Motricidade Humana ambas as instituições da Universidade de Lisboa.

O Sintra Cresce Saudável tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de intervenção na promoção de estilos de vida saudáveis em contexto escolar, a avaliação do seu impacto e disseminação do modelo de intervenção. Dirigido ao 1.º ciclo do ensino básico, o projeto integra ciclos de avaliação, planeamento e intervenção, visando promover uma melhor saúde alimentar das crianças e prevenir a obesidade infantil, com o desejo de uma vida mais saudável para as crianças do Município.

O projeto é realizado em três eixos de intervenção: saúde na mesa, ambiente alimentar escolar e atividade física, tendo sido distinguida em Bruxelas, com o segundo lugar dos EU Health Awards 2019, na categoria Cidades.

No ano letivo transato, o projeto foi realizado em 6 agrupamentos de escolas de intervenção, 23 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico, 161 turmas do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, abrangendo um total de 3.518 crianças e 200 docentes.

O Conselho Municipal de Educação de Sintra é um órgão consultivo, que tem como objetivo promover a nível municipal, a participação de várias entidades representativas da comunidade educativa, em questões de âmbito da política educativa do Concelho de Sintra.