Ciclovia de ligação da Avenida do Atlântico às zonas balneares em conclusão

A ciclovia de ligação da Avenida do Atlântico às zonas balneares, com extensão de um quilómetro e investimento de 370 mil euros, está em fase de conclusão com a execução da sinalização horizontal, fresagem e pavimentação da via.

Localizada entre a rotunda da Av. do Atlântico e o estacionamento na Praia Grande, na Freguesia de Colares, os trabalhos da ciclovia incluem a execução de lancis e calçadas, a fresagem do pavimento de circulação automóvel, seguida de aplicação de camada de betão betuminoso e o revestimento superficial da ciclovia em slurry de cor vermelha.

Esta ciclovia será continua à Ciclovia Atlântica, com uma extensão de cerca de 4 km, que irá ligar Colares à Praia Grande.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “os investimentos que a autarquia tem vindo a realizar na construção de ciclovias é de extrema importância, pois permite criar alternativas mais sustentáveis e ecológicas, melhorar o tráfego rodoviário, e possibilita o lazer entre pessoas e famílias”.

Este investimento visa melhorar a capacidade de circulação e as condições de segurança rodoviária do local, promover a mobilidade urbana sustentável, potenciar o uso de bicicleta em articulação com as deslocações pedonais e outros meios de transporte, e reduzir o consumo energético e impacto ambiental em território inserido no Parque Natural Sintra-Cascais.

“Quem vive, trabalha e visita Sintra, vai poder andar a pé e de bicicleta numa rede de 39 km de ciclovias e numa malha de circuitos pedonais que ligarão as escolas básicas, os parques urbanos e os principais pontos de interesse”, sublinhou o presidente da autarquia. “Caminhar, andar, estreitar relações sociais no nosso município será mais confortável, permitindo estilos de vida mais saudáveis”, defendeu Basílio Horta.

A autarquia continua assim a seguir o plano para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 km, que teve início com a ciclovia entre a Portela de Sintra e Mem Martins, inaugurada em 2016 e da ciclovia que liga Agualva a Massamá, inaugurada em 2018.