Castelo dos Mouros iluminado a vermelho no Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

A Câmara Municipal de Sintra e a Parques de Sintra-Monte da Lua voltam a associar-se às comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA com a iluminação do Castelo dos Mouros a vermelho, nas noites de 30 de novembro e 1 de dezembro.

Sob mote “Deixem as comunidades liderar!”, esta iniciativa anual promove a demonstração de solidariedade à escala global, ao mesmo tempo que pretende informar e sensibilizar a população para o combate do VIH/SIDA.

Segundo o último relatório da Direção-Geral da Saúde, em Portugal, entre 1983 e 2021, registou-se uma redução de 48% nas infeções por VIH e de 66% nos casos de SIDA. Estes resultados demonstram perspetivas animadoras, que refletem a eficácia das campanhas de combate à doença, que devem continuar, nomeadamente, nas comunidades.

A assinatura da Declaração de Paris, em 2018, marcou a integração do Município de Sintra no grupo de autarquias que aderiram à via rápida para eliminar o VIH, através do projeto internacional Fast Track Cities. Trata-se de uma parceria estratégica na luta contra o VIH/SIDA, através da qual as cidades aderentes se comprometem a desenvolver e a implementar medidas destinadas a quebrar o ciclo de transmissões e erradicar esta epidemia, até 2030.

Neste contexto, no início do mês, a autarquia de Sintra assinou um consórcio para a implementação conjunta da Fast Track Cities - Sintra. A assinatura deste documento formalizou a colaboração entre as partes integrantes e o Município de Sintra para o desenvolvimento das diversas ações inseridas no I Plano Estratégico 2023-2025 – “Sintra na Via rápida para acabar com o VIH, Hepatites Virais e Tuberculose”.