Câmara de Sintra investe mais de 4 milhões na reabilitação de habitação municipal

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a adjudicação da empreitada de reabilitação energética para 292 fogos de habitação municipal em vários locais do concelho, num investimento de cerca de 4 milhões e 400 mil euros.

Os 292 fogos de habitação municipal que serão alvo de reabilitação energética situam-se na União de Freguesias de Queluz e Belas e na Freguesia de Casal de Cambra, integram a Estratégia Local de Habitação, e os trabalhos vão consistir na substituição das caixilharias, isolamento térmico das paredes, instalação de equipamentos de produção de AQS (aquecimento das águas quentes sanitárias) que permitem uma redução de 10% das necessidades de aquecimento e/ou arrefecimento, pinturas e revestimentos.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, destaca o trabalho municipal feito neste domínio frisando que “temos vindo a investir na reabilitação energética, pois é necessário criar melhores condições de habitabilidade nos fogos existentes, garantindo depois a sua disponibilidade para albergar mais munícipes que necessitem do apoio da autarquia em matéria de habitação".

A Estratégia Local de Habitação de Sintra tem como objetivo garantir uma resposta adequada e condições de acesso a uma habitação condigna a pessoas que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada.

Esta estratégia pretende dar resposta às necessidades de habitação no território e beneficiará mais de 3000 famílias, prevendo-se um investimento de cerca 179 milhões de euros até 2026 e a reabilitação de mais de 1600 fogos municipais existentes e um aumento de cerca de 1450 novos fogos pela via da aquisição ou construção.

Este projeto/investimento é apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.