Câmara de Sintra abre concurso para melhorar acessibilidades nas escolas

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura do concurso público para a adjudicação da empreitada de acessibilidades em diversas escolas do concelho, pelo valor de 424 mil euros.

O concurso público para a empreitada de "PRR – Acessibilidades 360º - Acessibilidades em Edifícios Públicos Comunidades (3 Lotes)”, aprovado em reunião de executivo, visa dotar diversos estabelecimentos de ensino com equipamentos que melhorem as condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, reafirmou que "este executivo continuará a assumir a área da educação como um dos grandes blocos de investimento do concelho, melhorando as condições dos estabelecimentos de ensino”.

O autarca sublinhou ser "essencial criar, valorizar e estimular a criação de condições de acesso à aprendizagem e ao sucesso de todos”.

As intervenções levadas a cabo pela autarquia vão decorrer em três lotes, que correspondem à Freguesia de Algueirão-Mem Martins, União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra e União das Freguesias de Queluz e Belas, respetivamente.

No Lote 1, correspondente à freguesia de Algueirão - Mem Martins, as escolas alvo de intervenção serão: a Escola Básica 1 Algueirão 1, Escola Básica 1 Bandeirinhas (Jardim de Infância da Tapada das Mercês), Escola Básica 1 Mem Martins 1, Escola Básica 1 Mem Martins 2 (Escola Piloto), Escola Básica de Ouressa e Jardim de Infância de Mem Martins, num investimento de 262 mil euros.

Já no Lote 2, que corresponde à União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, a intervenção abrange a Escola Básica das Lopas, Escola Básica 1 Nossa Senhora da Anunciação e Escola Básica Quinta da Fidalga, pelo valor de 109 mil euros.

Por sua vez, o Lote 3, inserido na União das Freguesias de Queluz e Belas, a intervenção irá incidir sob Escola Básica do Pendão com o valor de 53 mil euros.

Os trabalhos a realizar envolvem a colocação de rampas de acesso, a implementação de plataformas elevatórias de acesso aos pisos superiores dos edifícios, a instalação de elevadores nas Escolas Centenárias (EB1) e a criação de instalações sanitárias adaptadas.

Estas intervenções são apoiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.