Casa da Juventude recebeu Conselho Municipal de Educação de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra realizou, esta segunda-feira, a 6.ª reunião do Conselho Municipal de Educação de Sintra na Casa da Juventude, Tapada das Mercês.

A abertura dos trabalhos ficou a cargo do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que congratulou os diretores de agrupamento de escolas pela “contribuição para o desenvolvimento do processo educativo neste ano difícil e instável. Temos um grande respeito e consideração por quem trabalha neste setor”.

O autarca referiu ainda que existem assuntos que “escapam à autarquia, mas sentimos que temos feito tudo dentro das nossas competências para diminuir a instabilidade vigente. A educação sempre foi, e continua a ser, uma das nossas prioridades para proporcionar aos alunos, e a toda a comunidade escolar, melhores condições para uma escola e educação mais dignas e com mais futuro”.

Recorde-se que a Câmara de Sintra continua a apostar na reabilitação e requalificação nas escolas do concelho, melhorando as condições de funcionamento dos estabelecimentos de ensino, tendo já em 2023 aprovado empreitadas de conservação e beneficiação no valor de 892 mil euros.

O Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra já permitiu requalificar mais de 120 estabelecimentos de ensino, compreendendo mais de 30 mil alunos, num investimento superior a 44 milhões de euros.

Nesta reunião foi apresentado o Guia “Escola Ativa e Literacia Física para a Vida - Um guia prático para o contexto do 1º ciclo de escolaridade”, desenvolvido em parceria entre o Município de Sintra e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, que resulta do Programa Sintra Cresce Saudável.

O projeto é realizado em três eixos de intervenção, nomeadamente, saúde na mesa, ambiente alimentar escolar e atividade física. O livro apresentado nesta reunião assenta no último pilar e é dirigido aos docentes, com o objetivo de servir de um guia para as aulas de atividade física.

Dirigido ao 1.º ciclo do ensino básico, o Sintra Cresce Saudável tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de intervenção na promoção de estilos de vida saudáveis em contexto escolar, a avaliação do seu impacto e disseminação do modelo de intervenção.

A ordem de trabalhos contou ainda com a apresentação do ponto de situação da Carta Educativa de Sintra, e a discussão de outros assuntos e projetos de âmbito educativo para desenvolver no próximo ano letivo 2023/2024, nomeadamente, o Plano de Transportes Escolares e as Medidas de Ação Social Escolar.

O Conselho Municipal de Educação de Sintra é um órgão consultivo, que tem como objetivo promover, a nível municipal, a participação de várias entidades representativas da comunidade educativa, em questões de âmbito da política educativa de Sintra.