Câmara de Sintra renova apoios nas áreas da educação e saúde mental
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a celebração de dois protocolos na área da educação e a renovação de um protocolo na área da saúde mental, num investimento total de 100 mil euros.
Os protocolos, agora aprovados, serão celebrados com a Associação CIAPA – Centro Aeroespacial, E.M.M.A. Atividades Musicais, Unipessoal Lda., e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Casa de Saúde da Idanha.
Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, salientou que "a celebração destes protocolos representa uma aposta no futuro das dos jovens do concelho. Estas parcerias permitem-nos oferecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento pessoal, social e emocional de cada jovem, através de projetos que promovem a inclusão, o bem-estar e a saúde mental."
O protocolo com a Associação CIAPA – Centro Aeroespacial destina-se ao desenvolvimento do Projeto “Geração com Futuro – Desenvolvimento Pessoal e Social”, inserido no âmbito do Programa “Parcerias para a Inovação Social – Desenvolvimento de Competências em Crianças e Jovens”, num investimento no valor de 45 mil euros. Este projeto tem por objetivo promover um melhor relacionamento interpessoal, aumentar o autoconhecimento, reduzir o bullying e ciberbullying, diminuir o uso indevido das tecnologias e redes sociais e contribuir para a redução de problemas relacionados com a saúde mental entre crianças e jovens.
Por sua vez, o protocolo com a E.M.M.A. Atividades Musicais, Unipessoal Lda., destina-se ao desenvolvimento do Projeto “Talentos em Crescimento – Ação de Capacitação Social de Combate ao Bullying e Exclusão Social através da Música Criativa”, também inserido no âmbito do Programa “Parcerias para a Inovação Social – Desenvolvimento de Competências em Crianças e Jovens”, com um investimento no valor de 35 mil euros. O objetivo principal deste projeto é combater o bullying, a violência e a exclusão escolar e social, utilizando a música criativa e edição fonográfica como ferramentas. O projeto visa ainda capacitar jovens entre os 9 e os 17 anos em situação de vulnerabilidade, promovendo a sua autoestima, a resiliência, o sentimento de pertença e o desenvolvimento de competências artísticas e sociais, além do desenvolvimento artístico, através da composição, gravação, produção e lançamento de um disco semestral com composições originais dos participantes.
Na mesma reunião, foi ainda aprovada a renovação do protocolo com o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Casa de Saúde da Idanha, no valor de 20 mil euros, com o objetivo de garantir a continuidade de um projeto na área da saúde mental, direcionado a crianças, adolescentes e famílias em risco, que permite a estes um acesso facilitado a consultas externas de pedopsiquiatria e psicologia. Esta colaboração entre a Câmara Municipal de Sintra e a Casa de Saúde da Idanha revela-se essencial no apoio a crianças e jovens em situações de risco que necessitam, em alguns casos, de intervenção terapêutica rápida e urgente. A manutenção desta parceria tem contribuído para a concretização dos objetivos estratégicos do Município de Sintra e a concretização do Plano Local de Saúde.