Câmara de Sintra apoia requalificação da Adega Regional de Colares

A Câmara Municipal de Sintra assinou, esta sexta-feira, um protocolo de colaboração com a Adega Regional de Colares, que estabelece a atribuição financeira de 100 mil euros para os trabalhos de requalificação dos dois torreões do edifício.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, destacou a importância da Adega Regional de Colares, sublinhando que é "uma referência da cultura de Sintra, parte integrante do património do concelho e um símbolo da tradição vinícola sintrense. O vinho de Colares tem características únicas e uma elevada qualidade, e por isso deve ser preservado e amplamente reconhecido”.

Os trabalhos a levar a cabo permitirão a requalificação da cobertura dos dois torreões, bem como a revisão geral do reboco exterior do edifício na sua totalidade, a instalação de novas janelas e pinturas.

Recorde-se que, em 2023, a Câmara Municipal de Sintra já havia aprovado um apoio financeiro de 100 mil euros que permitiram a execução de obras de requalificação do edifício que se encontrava já em elevado estado de degradação.

Após o momento da assinatura do protocolo, os presentes puderem assistir a um concerto pelo Quarteto de Cordas dos Solistas do Sintra Estúdio de Ópera, com a participação da soprano Patrycja Gabrel e do barítono Luís Rodrigues.

A Adega Regional de Colares exerce um importante papel na atividade agrícola da região saloia, com a produção de vinhos da DOC – Denominação de Origem Controlada de Colares, Regionais Estremadura e Vinhos de Mesa. Desenvolve também atividades que promovem a região, a cultura do vinho de Colares.

Fundada em 1931 a Adega Regional de Colares visa apoiar a vinificação, proteger e preservar a cultura do Vinho de Colares. A adega cooperativa reúne atualmente mais de 50% da produção de uvas da região e agrega grande parte dos produtores locais desempenhando um relevante papel social e de interesse público no município de Sintra.

Image