Câmara de Sintra mantém taxa de IMI para 2020

A Câmara Municipal de Sintra aprovou esta sexta-feira, na reunião do seu executivo, manter o IMI nos 0,33 e a isenção de derrama para lucros até aos 150 mil euros.

A taxa do IMI em 2015 era de 0,39 tendo descido em quatro anos para os 0,33. Esta descida de seis pontos coloca Sintra entre os cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa com as taxas mais baixas de IMI.

“O nosso objetivo é manter esta trajetória de eficiência financeira e alcançar, gradualmente e de forma responsável, a taxa mínima de 0,30”, sublinhou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

“Os 4,5 milhões de euros que a Câmara Municipal de Sintra investe por ano com o passe único, o impacto financeiro da descentralização e o elevado investimento público em Sintra, de onde se destaca a construção do novo hospital, aconselha prudência no ano financeiro de 2020”, defende o presidente da Câmara.

“É a sustentabilidade financeira que nos assegura o futuro”, sublinha o autarca.

O município opta também por passar de 15% para 25% a redução da taxa de IMI sobre imóveis com eficiência energética, medida aplicada pela primeira vez em 2018.

Outra das novidades é a redução em 50% a taxa sobre imóveis integrados em áreas classificadas.

Em Sintra, a taxa de IMI triplica no caso de imóveis que se encontrem em ruínas ou devolutos há mais de um ano.

As propostas aguardam deliberação da Assembleia Municipal.