Câmara de Sintra já investiu mais de 2 milhões na rede viária de Queluz e Belas

A Câmara Municipal de Sintra apresentou as intervenções na rede viária realizadas na União de Freguesias de Queluz e Belas, entre 2019 e 2023, numa estratégia contínua de desenvolvimento urbano e melhoria das infraestruturas.

Foram cerca de 2 milhões e 570 mil euros investidos nesta freguesia relativos aos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022.  Para o ano de 2023 está previsto um investimento de cerca de 566 mil euros, com algumas empreitadas já concluídas e outras em processo de concretização.

Na apresentação deste investimento, que decorreu durante a presidência aberta realizada a esta freguesia, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, salientou a importância destas intervenções, que estão “a ser feitas por todo o concelho, de acordo com as necessidades assinaladas por cada freguesia e em cada freguesia”, referindo ainda que “intervir nas vias e nos sistemas de drenagem não é apenas melhorar as condições de circulação, é também apostar na qualidade de vida de quem aqui vive e trabalha”.

Atualmente, encontra-se em fase de concretização os trabalhos na Rua Domingos Jardo e Rua Costa Reis, em Belas, e na Rua Dona Brites, no Casal da Barota, e já se encontra programada a intervenção nas Ruas Dona Urraca, Dona Mécia e Dona Leonor Teles, também no Casal da Barota.

Nos últimos quatro anos, as intervenções mais relevantes aconteceram na Av. Elias Garcia, no troço sob Arcos Reais e Rua D. Pedro IV, em Queluz, na Av. de Portugal, Rua de França, Rua de Itália e Rua das Indústrias, na Urbanização de Campinas, na Av. Capitão Salgueiro Maia, Rua D.ª Mariana Vitória e Rua D.ª Inês Castro, no Casal da Barota, na Av. João de Deus, Av. Dr. Leão de Oliveira e Av. Cândido dos Reis, em Belas, na Av. Veiga e Cunha, Rua Alves Redol e Rua Sociedade 22 de Maio, na Idanha e na Rua Aquário do Mirante, Rua do Mirante e Rua Dr. Moisés Costa Amaral, na Quinta do Mirante.

Em 2023, foram concretizadas melhorias na Serra da Silveira, na Rua 1.º de Maio (troço), Rua dos Navegantes e Rua Florbela Espanca, e na Av. General Humberto Delgado, Av. Creche Pedro Folque (troço), Rua Paz e Amizade e Impasse Joaquim Eleutério Gaspar Gomes, em Belas.

O Programa de Recuperação de Vias Rodoviárias da Câmara Municipal de Sintra visa melhorar as condições de segurança e conforto da circulação rodoviária, renovar a sinalização horizontal, vertical e marcações rodoviárias, criar percursos de circulação pedonal adequados a pessoas com mobilidade condicionada, aumentar a segurança para peões nos atravessamentos das vias, aumentar a oferta lugares estacionamento, reforçar a drenagem de águas pluviais e a substituição da contentorização de resíduos sólidos urbanos, em articulação com os SMAS de Sintra.