Câmara de Sintra continua a investir na área social

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de apoio financeiro a diversas instituições sem fins lucrativos e promotoras de desenvolvimento social e de saúde e bolsas sociais, referentes ao Programa Bolsas Sociais na Área da Infância – Creches, num investimento superior a 180 mil euros.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, estes apoios “garantem a equidade no acesso a bens e serviços e o equilíbrio dos direitos sociais”, reforçando que “não se pode esquecer a importância que estas entidades têm na resposta, direta e próxima, às necessidades das populações e famílias”.

Os apoios aprovados e inseridos no Programa de Apoio Financeiro às Instituições sem fins lucrativos (PAFI), foram atribuídos ao Centro Comunitário Paroquial de Rio de Mouro, Centro de Convívio, Pensionistas e Idosos de Maceira, Centro Social de Convívio de Reformados, Pensionistas e Idosos de Morelena, Centro Social de Pêro Pinheiro, Simples Partilha - Associação Cultural, União de Pensionistas Reformados e Idosos de Tala - Meleças, Casa da Guiné – Associação de Solidariedade Social, Associação Balodiren  e Youthcoop – Cooperativa para do desenvolvimento e cidadania CRL,.

O Programa PAFI tem como objetivo contribuir para potenciar a qualidade da intervenção das entidades sem fins lucrativos legalmente constituídas com sede social e/ou atividades desenvolvidas nas áreas social e da saúde no concelho de Sintra. Os apoios atribuídos destinam-se a IPSS, cooperativas e instituições de apoio à infância e à população idosos, reinserção social, apoio a migrantes e minorias étnicas e instituições promotoras de saúde.

Foi, também, aprovada a atribuição de 153 bolsas sociais para o ano letivo de 2023/2024 e referentes ao Programa Bolsas Sociais na Área da Infância – Creches, no valor de 157 mil euros. A Câmara de Sintra disponibilizou para o ano letivo de 2023/2024 a abertura de 281 vagas para creche, recebeu e avaliou 164 candidaturas, das quais 153 foram aprovadas, 71 no setor solidário e 82 no setor privado.

Criado em 2016, o Programa de Bolsas Sociais na Área da Infância integra a política da Câmara Municipal de Sintra de apoio à frequência de creches por crianças de agregados familiares em situação de vulnerabilidade socioeconómica.