Câmara de Sintra investe 3,9 milhões em obras públicas no 1º semestre de 2022

A Câmara Municipal de Sintra apresentou, em reunião de executivo, o relatório semestral de contratação pública desenvolvida pelo município no 1º semestre de 2022, com o montante total de adjudicações de cerca 3,9 milhões de euros.

Os investimentos realizados no 1º semestre de 2022, contabilizam 31 concursos de empreitadas adjudicadas, destacando que cerca de 3,7 milhões de euros foram adjudicadas por concursos público, no âmbito do Plano Municipal de Obras Públicas da autarquia.

As adjudicações realizadas dizem, sobretudo, respeito a empreitadas de execução, conservação, requalificação, adaptação, transição energética, instalações fotovoltaicas em áreas como o desporto, saúde e educação, Os investimentos em causa resultam de forma decisiva para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Destaca-se ainda que, em 2022, o município de Sintra investe 26 milhões no setor da saúde, com o pagamento de cerca de 24,8 milhões de euros do novo Hospital de Sintra, que terá um custo final total de cerca de 50 milhões de euros, bem como a construção de novas unidades de saúde.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “ter uma câmara com capacidade para investir é fundamental neste momento de crise e incerteza em Portugal. Mantermos o investimento em áreas como a saúde, o desporto e a educação também é uma forma de dinamizarmos a economia local, promovermos o emprego, sabendo que melhorando a oferta estamos a atrair pessoas para viver e trabalhar no concelho”, reforçando que “investir de forma planeada, sem comprometer as gerações futuras, é o caminho que temos proposto e que não seria possível sem criar prioridades e dispor dos meios financeiros adequados para o efeito”.

O município de Sintra permanece como o principal investidor no concelho e continuará a apostar em investimentos estruturantes e geradores de progresso, não comprometendo níveis de endividamento e de solvabilidade do município.

Recorde-se que a autarquia de Sintra aprovou um orçamento municipal para 2022, no valor de 271,9 milhões de euros. Este orçamento é o mais alto dos últimos 7 anos, resultado de um reforço programado no âmbito do Plano Municipal de Obras Públicas. Em 2014, o orçamento municipal de Sintra foi de 150 milhões euros alcançado 271,9 milhões de euros em 2022.

Na imagem: Construção do Novo Hospital de Sintra, agosto de 2022.