Câmara de Sintra investe 2 milhões no reforço de segurança de peões

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público para a empreitada de reforço das condições de segurança no atravessamento de peões, no valor de 2 milhões e 150 mil euros.

Dividida em dois lotes, a empreitada tem como objetivo melhorar a segurança rodoviária em passagens de peões (passadeiras) junto a equipamentos e polos geradores de maiores fluxos de tráfego rodoviário e pedonal, tais como: escolas; creches; pavilhões desportivos; lares e centros de dia: parques infantis; centros de saúde, e outros locais considerados prioritários, reduzindo o risco de atropelamento.

Basílio Horta, presidente da autarquia, considera "crescente a importância que deve ser dada à segurança rodoviária, razão pela qual queremos reforçar as medidas de segurança, tornando as vias do concelho mais seguras para todos”.

Nos locais acima indicados, a autarquia pretende implementar uma solução que passa pela aplicação isolada ou conjugada de revestimento antiderrapante a anteceder as barras de paragem das passadeiras, a pintura de sinais no pavimento e a colocação de sinalização luminosa.

Deste modo, a Câmara Municipal de Sintra coloca em prática medidas de reforço da segurança rodoviária nas suas vias e que vão ao encontro da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2021-2030 – Visão Zero 2030, a qual se encontra alinhada com a política de segurança rodoviária da Comissão Europeia 2021-2030, com a Declaração de Estocolmo e com a abordagem do Sistema Seguro, que pretende reduzir o número de acidentes com mortes e feridos graves em 50% até 2030.