Câmara de Sintra aprova novos apoios para reabilitação urbana

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de novas comparticipações a obras de conservação em edifícios que se candidataram ao ReaVIVA Sintra, num investimento superior a 39 mil euros.

Os imóveis a intervencionar, ao abrigo do ReaVIVA Sintra, têm mais de 30 anos e as comparticipações atribuídas pela autarquia são aplicadas em obras de conservação de partes comuns dos edifícios.

Dois dos edifícios alvo de intervenção estão situados na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Algueirão-Mem Martins / Rio de Mouro, o primeiro edifício situa-se na Rua 14, é constituído por oito frações de habitação e duas destinadas a comércio, será comparticipado em nove mil euros. O segundo edifício, na mesma ARU, fica na Avenida Infante D. Henrique, é composto por seis frações habitacionais e receberá um apoio a obras no valor de oito mil euros.

Também aprovada foi a comparticipação de obras num prédio inserido na ARU de Agualva, na Rua António Nunes Sequeira, que é composto por dez frações habitacionais e vê as obras comparticipadas em 2 mil e 145 euros.

Nesta reunião de executivo foi também aprovada a comparticipação para dois prédios na ARU de Massamá/Monte Abraão, na Avenida Dom António Correia de Sá. Um dos condomínios constituído por 24 frações autónomas e as obras serão comparticipadas em 10 mil e 368 euros, já o outro edifício é composto por 23 frações, cinco garagens e as restantes frações destinadas a habitação, vê as obras de requalificação comparticipadas no valor de 9 mil e 768 euros.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “este programa valoriza as ações levadas a cabo pelos cidadãos para a regeneração e revitalização das áreas urbanas onde vivem. A autarquia requalifica o espaço público e os cidadãos complementam este trabalho com melhorias nas suas casas e, consequentemente, das ruas e lugares onde vivem”.

O programa ReaVIVA Sintra concede um apoio financeiro a fundo perdido, até 30 mil euros, destinado a obras de conservação, alteração, manutenção e restauro a realizar nas partes comuns e exteriores de prédios urbanos integrados em ARU. Este apoio assume a forma de subsídio não reembolsável, concedido pela autarquia, e tem um caráter de complementaridade ao autofinanciamento.

As obras realizadas nos imóveis inseridas no ReaVIVA, devem reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo.

De salientar que apenas no ano de 2023 foram já aprovadas pela Câmara Municipal de Sintra comparticipações, ao abrigo do ReaVIVA, num valor superior a 134 mil euros.

Mais informações sobre este programa AQUI.