Câmara de Sintra aprova novos apoios para reabilitação urbana

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de novas comparticipações a obras de conservação em edifícios que se candidataram ao Programa ReaVIVA Sintra, num investimento superior a 57 mil euros.

Os imóveis a intervencionar, ao abrigo do ReaVIVA Sintra, têm mais de 30 anos e as comparticipações atribuídas são aplicadas em obras de conservação de partes comuns dos edifícios.

Dois dos edifícios alvo de intervenção estão situados na Área de Reabilitação Urbana do Bairro da Tabaqueira, sendo um dos edifícios comparticipado em 8 mil e 445 euros e o segundo edifício, no mesmo bairro, comparticipado no valor 7 mil e 858 euros, ambos os edifícios são compostos por oito frações habitacionais.

Na Área de Reabilitação Urbana de Massamá /Monte Abraão é alvo de intervenção um edifício na Rua Prof. Dr. Virgílio Machado, constituído por 67 frações autónomas, 12 afetas a comércio, duas destinadas a ginásio e 53 de habitação, numa comparticipação de 30 mil euros. Foi também atribuída a comparticipação de 5 mil e 280 euros a prédio na Urbanização Pimenta e Rendeiro 2ª Fase, composto por 28 frações, das quais 26 habitacionais.

Já na Área de Reabilitação Urbana de Algueirão-Mem Martins/Rio de Mouro, na Avenida João de Deus, o imóvel, constituído por oito frações habitacionais, vê aprovada a comparticipação no valor de 6 mil e 84 euros.

Basílio Horta, presidente da autarquia, destaca que “este programa valoriza as ações levadas a cabo pelos cidadãos para a regeneração e revitalização das áreas urbanas onde vivem”.

O programa ReaVIVA Sintra concede um apoio financeiro a fundo perdido, até 30 mil euros, destinado a obras de conservação, alteração, manutenção e restauro a realizar nas partes comuns e exteriores de prédios urbanos integrados em ARU. Este apoio assume a forma de subsídio não reembolsável, concedido pela autarquia, e tem um caráter de complementaridade ao autofinanciamento.

As obras realizadas nos imóveis ao abrigo deste programa, deverão reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo.

Recorde-se que em 2023 foram já aprovadas pela Câmara Municipal de Sintra comparticipações ao abrigo do ReaVIVA num valor superior a 77 mil euros.

Mais informações sobre este programa AQUI.