Câmara de Sintra aprova apoio financeiro na área social e saúde

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, o apoio financeiro a instituições sem fins lucrativos do concelho, inserido no Programa de Apoio Financeiro às Instituições – PAFI, num valor superior a 690 mil euros.

Esta comparticipação financeira destina-se a apoiar instituições sem fins lucrativos, promotoras de desenvolvimento social e de saúde no concelho, para a realização de obras de beneficiação, apoio a atividades culturais e apoio ao arrendamento. A comparticipação distribui-se por três eixos: 302 mil euros para o Eixo 1 – Investimento, 326 mil euros respeitante ao Eixo 2 – Projetos e atividades e no que respeita ao Eixo 3 – Arrendamento um apoio de 61 mil euros.

De acordo com o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, este apoio “garante a equidade no acesso a bens e serviços e o equilíbrio dos direitos sociais nas múltiplas realidades do concelho”.  Reforçando ainda que “não se pode esquecer a importância que estas entidades têm na resposta, direta e próxima, às necessidades das populações”.

O PAFI tem como objetivo contribuir para potenciar a qualidade da intervenção das entidades sem fins lucrativos legalmente constituídas com sede social e/ou atividades desenvolvidas nas áreas social e da saúde no concelho de Sintra e contempla três eixos de apoio financeiro. O apoio em causa destina-se a IPSS, cooperativas e fundações, instituições de apoio à infância e à população idosos, reinserção social, apoio a migrantes e minorias étnicas e instituições promotoras de saúde.

Image