Câmara de Sintra aprova comparticipação a obras de reabilitação urbana

No âmbito do programa REAVIVA a autarquia aprovou as primeiras candidaturas a este programa que concede apoio financeiro a fundo perdido, destinado à execução de obras de reabilitação de prédios urbanos, cuja comparticipação incide sobre as partes comuns dos mesmos, integrados em Áreas de Reabilitação Urbana.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, refere que “este programa é muito importante porque visa a requalificação e valorização patrimonial, contribuindo para a identidade dos valores locais construídos, promove e preserva a qualidade arquitetónica e a imagem urbana, bem como a valorização do ambiente e das pessoas.

As primeiras aprovações deste programa são imóveis que se encontram na Área de Reabilitação de Mem Martins/Rio de Mouro e Área de Reabilitação Centro Histórico de Sintra e a autarquia aprovou a comparticipação de 30% do valor do orçamento em ambas requalificações num total de 8.030 mil euros.

As Áreas de Reabilitação Urbana de Sintra abrangem atualmente cerca de 78 mil pessoas. A realização de obras de imóveis deverá reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo.

Os apoios previstos neste programa assumem a forma de subsídio não reembolsável, concedido pela Câmara Municipal de Sintra e têm carácter de complementaridade ao autofinanciamento.

Mais informações em http://reaviva.sintra.pt/