Câmara de Sintra aposta na Segurança do Trabalho

Basílio Horta Presidente

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, participou esta quinta-feira nas primeiras Jornadas Teórico-Práticas Sobre Trabalhos em Altura, onde afirmou que a autarquia está a desenvolver um programa mais alargado e integrado de intervenção técnica neste domínio.

Este programa passa por investimento municipal em formação profissional dos trabalhadores, aquisição de novos equipamentos para trabalho em altura, bem como as habituais e exigíveis operações de manutenção e certificação do equipamento existente.

“Em Sintra, estamos muito atentos a estas problemáticas e não deixamos passar oportunidades, como a que se proporciona com este evento, de recolher os melhores contributos, quanto ao que de melhor se faz nesta matéria, para melhorar a nossa ação, em benefício da segurança e saúde de todos os que, diariamente, se envolvem na atividade municipal”, afirmou o presidente da autarquia.

Basílio Horta lembrou que, por imperativo legal, a Câmara de Sintra extinguiu duas empresas municipais, internalizando cerca de 360 trabalhadores.

“É mais um desafio que se coloca a todos, decisores e técnicos, na procura das melhores soluções para que se garantam as melhores opções de segurança para este conjunto de trabalhadores. É um desafio que, com o envolvimento e empenho de todos, será certamente superado”, disse.

Presente na iniciativa que decorreu esta quinta-feira no Centro Nacional de Formação para Técnicos de Trabalhos em Altura, em Monte Abraão – Queluz, estiveram empresários do concelho de Sintra, a Autoridade para as Condições do Trabalho e técnicos especializados nesta área.