Câmara de Sintra apoia requalificação da Adega Regional de Colares

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, o apoio financeiro à Adega Regional de Colares para obras de requalificação dos dois torreões do edifício, no valor de 100 mil euros.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia “este edifício constitui, pela sua antiguidade e importância, um património que urge conservar”.

Os trabalhos a levar a cabo permitirão a requalificação da cobertura dos dois torreões, bem como a revisão geral do reboco exterior do edifício na sua totalidade, a instalação de novas janelas e pinturas.

Recorde-se que, em 2023, a Câmara Municipal de Sintra já havia aprovado um apoio financeiro de 100 mil euros que permitiram a execução de obras de requalificação do edifício que se encontrava já em elevado estado de degradação. 

A Adega Regional de Colares exerce um importante papel na atividade agrícola da região saloia, com a produção de vinhos da DOC – Denominação de Origem Controlada de Colares, Regionais Estremadura e Vinhos de Mesa. Desenvolve também atividades que promovem a região, a cultura do vinho de Colares.

Fundada em 1931 a Adega Regional de Colares visa apoiar a vinificação, proteger e preservar a cultura do Vinho de Colares. A adega cooperativa reúne atualmente mais de 50% da produção de uvas da região e agrega grande parte dos produtores locais desempenhando um relevante papel social e de interesse público no município de Sintra.

Image