Câmara de Sintra apoia as obras de requalificação da Adega Regional de Colares

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, esta terça-feira, o apoio financeiro à Adega Regional de Colares para obras de requalificação da cobertura do edifício, no valor de 100 mil euros.

A cobertura do edifício onde está sediada a Adega Regional de Colares encontra-se em elevado estado de degradação, o apoio agora aprovado pela Câmara Municipal de Sintra vai permitir a requalificação da cobertura e garantir a salvaguarda e segurança de pessoas e bens.

Para Basílio Horta, presidente da Autarquia “este protocolo reforça os laços de colaboração entre o município e a Adega de Colares, guardiã da história e das tradições do vinho na região, algo que é importante preservar”. Reforçando ainda que “estamos a ajudar a recuperar um edifício importantíssimo para Sintra, e que se encontra em vias de classificação como Monumento de Interesse Municipal”.

Esta adega cooperativa exerce um importante papel na atividade agrícola da região saloia, com a produção de vinhos da DOC – Denominação de Origem Controlada de Colares, Regionais Estremadura e Vinhos de Mesa.

Desenvolve ainda atividades que promovem a região, a cultura do vinho de Colares, a unicidade da sua vinicultura, considerada desde sempre como um cartão de visita nacional e de Sintra.

Fundada em 1931 a Adega Regional de Colares visa apoiar a vinificação, proteger e preservar a cultura do Vinho de Colares. A adega cooperativa reúne atualmente mais de 50% da produção de uvas da região e agrega quase a totalidade dos produtores desempenhando um relevante papel social e de interesse público no município de Sintra.