Câmara cria Gabinete de Apoio ao Emigrante de Sintra

protocolo

Sintra vai ter um Gabinete de Apoio ao Emigrante para cidadãos que pretendam emigrar, que se encontrem a residir e a trabalhar fora das fronteiras de Portugal e ainda para aqueles que regressem definitivamente ao país.

A assinatura do protocolo de colaboração entre o município e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas realizou-se, na última sexta-feira, no âmbito da criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante de Sintra.

"Este ato tem um significado especial porque vamos criar um centro para apoiar emigrantes, disponibilizando os instrumentos necessários para os sintrenses que emigram", afirmou Basílio Horta.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, que homologou o protocolo, salientou: "a Câmara de Sintra é a primeira autarquia da Área Metropolitana de Lisboa a aderir a este projeto de alargamento dos gabinetes consulares", notando ainda que “este protocolo é uma porta de entrada a todos os de Sintra que se encontram espalhados pelo mundo”.

O Gabinete de Apoio ao Emigrante de Sintra promoverá a divulgação de programas de apoio e incentivo à competitividade, à atividade empresarial e ao empreendedorismo das comunidades portuguesas, assim como disponibilizará informação e facilitará o contacto entre investidores e entidades nacionais.