Câmara anuncia investimentos no Pendão

DSC 1458

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta visitou esta quarta-feira diversos locais do Pendão, união de freguesias de Queluz e Belas, de modo a sinalizar as futuras intervenções em instalações camarárias e no espaço público.

A visita iniciou-se no Espaço “Pendão em Movimento” gerido pela Fundação Aga Khan, onde se concentram vários projetos que promovem o convívio entre a comunidade. A dinamização deste espaço passa pela partilha de projetos em áreas como a dança, pintura, ginástica, street art, entre outros.

Seguiu-se uma visita ao local onde foram realizadas duas intervenções de street art de iniciativa da população, nas escadinhas do Miradouro e no muro que envolve o moinho.

A comitiva seguiu para o Centro de Novas Oportunidades, que necessitam de intervenções urgentes, como limpeza da fachada que está pintada com grafitis.

O local seguinte foi o CEDC Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência, Polo do Pendão, onde estão reunidas residências municipais e Centro de Atividades Ocupacionais do CECD. As residências destinam-se para ocupação de pessoas com deficiência, mas devido ao seu elevado grau de degradação, algumas casas estão devolutas. Uma das intervenções imediatas da autarquia é a recuperação destas residências de modo a poderem ser plenamente usufruídas. Esta intervenção será feita no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

No Centro de Atividades Ocupacionais do CECD, as intervenções passam pelo arranjo das infiltrações e vedação de área que sirva de centro comunitário. Basílio Horta considera estas “obras muito importante pois fazem com que o sentimento de comunidade seja maior”.

A visita esteve depois na Rua do Sol, onde as habitações sociais da autarquia vão ser reabilitadas exterior e interiormente, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) no investimento de cerca de 800 mil euros.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta também anunciou durante a visita a requalificação da Quinta da Matinha.

• DSC_1371.jpg
  • DSC_1398.jpg