Basílio Horta visitou obras em várias freguesias do concelho

IMG 8

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, realizou na sexta-feira uma visita às obras em curso por diversas freguesias do concelho.

A visita às obras de remodelação da rede de abastecimento de águas e redes de drenagem das águas residuais domésticas e pluviais, que abrangem cerca de 7300 habitantes em vários pontos de Queluz, realizou-se no período da manhã. A empreitada com investimento total de cerca de 1,3 milhões de euros está a decorrer sem cortes de água à população. Basílio Horta sublinha, a propósito, que “é muito importante uma obra desta dimensão decorrer sem perturbar a vida dos munícipes”.

A intervenção implica a substituição das tubagens em fibrocimento por material mais resistente e duradouro, de forma a minimizar perdas de água e, assim, maximizar  o abastecimento às populações. Esta intervenção possibilita estabelecer um sistema de separação dos canais das águas, em alternativa ao sistema unitário existente, de modo a proporcionar a correta condução das águas pluviais para ribeiras e, também, a redução do caudal a ser transportado pelas redes de águas residuais domésticas para tratamento.

Esta é a primeira fase de uma intervenção que visa também a remodelação da rede de abastecimento de água em Agualva, prevista para 2015.

Basílio Horta esteve também no Centro Comunitário de Casal de Cambra (associação Solami) para visitar as obras de requalificação no interior e no exterior do edifício, que apresenta múltiplas deficiências de construção, infiltrações nos terraços e nas paredes - o espaço destinado a ATL é o mais afetado pela humidade – e nunca havia sido alvo de quaisquer obras de manutenção ou requalificação.

Ainda durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Sintra visitou a obra de ligação viária da rua Américo Farinha com a rua Planeta Mercúrio, na zona de Serra das Minas, em Rio de Mouro. Esta ligação vai permitir a criação de uma alternativa de acesso à zona urbana da freguesia.

Durante o período da tarde, a visita começou na ETAR de Cortegaça, situada na União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar. Com a entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cortegaça e Coutinho Afonso, e com a ampliação da rede de saneamento, é possível o tratamento e resolução do problema de drenagem de águas residuais domésticas de aproximadamente 1600 residentes naquela zona do concelho, proporcionando uma melhora significativa no tratamento dos esgotos. As águas devidamente tratadas são utilizadas em regas, entre outros usos públicos.

Com um investimento de cerca de 1, 3 milhões de euros nesta ETAR, o tratamento de águas residuais é também vantajoso a nível ambiental porque possibilita a eliminação de fossas séticas  promovendo o tratamento dos esgotos.

O reservatório de Janas, na União de Freguesias de Sintra, foi outro dos locais visitados por Basílio Horta. Com um investimento a rondar os 740  mil euros, esta obra é “um investimento muito relevante, moderniza e garante o bom funcionamento da rede de águas públicas”, afirmou o presidente da Câmara. O reservatório de água destina-se a abastecer a localidade de Janas e, adicionalmente, assegurar o fornecimento do reservatório localizado na Praia das Maças, que abastece atualmente a Praia das Maçãs, o Pinhal da Nazaré, as Azenhas do Mar, o Rodízio e a Praia Grande, beneficiando cerca de 3100 munícipes. O novo reservatório será, também, uma reserva de emergência para combate a incêndios, para assegurar a distribuição em casos de interrupção voluntária ou acidental do sistema, equilibrar as pressões na rede de distribuição, regularizar o funcionamento das bombagens e dos volumes associados às flutuações de consumo. A preocupação com o ambiente é bem visível no sistema de reutilização das águas provenientes das descargas de superfície e de fundo das células do reservatório, assim como das águas pluviais das coberturas, que serão encaminhadas para um tanque de armazenamento de água para reutilização. Prevê-se também que o reservatório fique pré-equipado para a instalação futura de um sistema de produção de energia solar fotovoltaica.