Basílio Horta destaca trabalho desenvolvido pela Casa de Saúde do Telhal

museu telhal

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, esteve esta quinta-feira na inauguração da exposição "70 anos de missionação" no museu S. João de Deus na Casa de Saúde do Telhal na freguesia de Algueirão-Mem Martins.

O presidente da autarquia sintrense aproveitou a ocasião para sublinhar o "trabalho meritório desenvolvido pela Casa de Saúde do Telhal". "Aqui temos um testemunho da missão que temos, enquanto comunidade, de nunca abandonar os mais desprotegidos e garantir cuidados de saúde e apoio social". A cerimónia contou também com a presença de Eduardo Quinta Nova, vereador com o pelouro de acção social e habitação.

A Casa de Saúde do Telhal, Centro Assistencial na área da Psiquiatria, Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, é o mais antigo da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus.

O Museu S. João de Deus, dedicado à história da Psiquiatria em Portugal, expõe cerca de 900 peças que dão a conhecer não apenas a história da Ordem Hospitaleira em Portugal, como retratam também a evolução da Psiquiatria, da Farmacologia e da Enfermagem no nosso país.

O museu ocupa um edifício construído em 1937, originalmente destinado à formação de Irmãos e que chegou a albergar uma unidade de internamento. O projeto de recuperação do edifício privilegiou a relação do edifício com o exterior, integrando também o claustro e a Capela.