Autarquia reforça defesa da floresta contra incêndios

A Câmara Municipal de Sintra aprovou diversos protocolos com entidades e Corporações de Bombeiros com o objetivo de garantir meios e recursos para a defesa da floresta e da Serra de Sintra contra incêndios.

“Estamos a fazer tudo aquilo que nos compete fazer para proteger a nossa serra dos incêndios florestais”, afirmou o presidente da autarquia, Basílio Horta, acrescentando que o município “não se demite das suas prioridades e obrigações”.

Assim, foi aprovado um contrato interadministrativo com a Guarda Nacional Republicana e um protocolo de colaboração entre o Município de Sintra e a Parques de Sintra-Monte da Lua (PMSL) para proteção civil e defesa da floresta contra incêndios.

Foi também aprovado um protocolo de colaboração, a celebrar entre o Município e as Associações de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, de Colares, de São Pedro de Sintra e de Sintra, referente à criação e funcionamento de um sistema operacional de pré-posicionamento de meios e primeira intervenção na Serra de Sintra, em 2021.

Outro dos protocolos aprovados, foi com a PSML, a Planbelas e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Belas para funcionamento do Posto de Vigia de Belas.

Por fim, para a criação e funcionamento de Sistema de Comando de Prevenção na Serra de Sintra, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais na Serra de Sintra, será celebrado um protocolo de colaboração entre o Município, a PSML e as Associações de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, de Colares, de São Pedro de Sintra e de Sintra.

A Câmara de Sintra, a PSML e a Planbelas comprometem-se, assim, a garantir os meios financeiros destinados à comparticipação nos custos dos recursos humanos e materiais que integram o comando permanente de operações.