Autarquia de Sintra apoia associações para a defesa dos direitos humanos

A Câmara Municipal de Sintra aprovou dois protocolos de cooperação com a Associação BALODIREN e a Associação de Filhos e Amigos de Farim, no valor total de 6 mil euros, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade, Cidadania e Promoção da Dignidade Humana.

A celebração destes protocolos visa o apoio no desenvolvimento de projetos e iniciativas no domínio da informação, formação e sensibilização em torno da defesa dos direitos humanos.

Estes protocolos, são para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, “instrumentos importantes no combate às desigualdades sociais. Pretendemos contribuir para uma sociedade mais inclusiva, na qual os direitos de todos possam efetivamente ser respeitados e valorizados”.

Fundada em 2008, Associação de Filhos e Amigos de Farim é uma instituição sem fins, lucrativos, que tem como objetivos a promoção da aprendizagem da língua portuguesa, o diálogo intercultural das comunidades imigrantes e seu acolhimento, a integração das comunidades imigrantes na sociedade portuguesa, o combate à exclusão social e a contribuição para o desenvolvimento da cidade de Farim (Guiné-Bissau).

Por sua vez, a Associação BALODIREN – Associação de Solidariedade e Apoio à Comunidade Guineense, fundada em 2007, é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve as suas atividades nos domínios da defesa e promoção dos direitos humanos, tais como nos planos de igualdade de género, no combate à violência de género e da prevenção e eliminação da mutilação genital feminina, em especial, dirigida às comunidades migrantes e populações carenciadas.