Autarquia investe 665 mil euros para requalificação do Bairro do Pendão

A Câmara de Sintra assinou esta quinta-feira o auto de consignação, que marca o início da requalificação do espaço público do Bairro do Pendão, na União de Freguesias de Queluz e Belas, no valor de 665 mil euros.

Esta empreitada, com uma área total de cerca de 25 mil m², divididos por cinco áreas de intervenção, visa a requalificação e modernização do espaço público, com especial atenção aos espaços destinados ao convívio/lazer e à melhoria das condições de acessibilidade pedonal, proporcionando um incremento da qualidade de vida da população, tornando o Bairro do Pendão uma nova centralidade da freguesia.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que “esta requalificação é mais um exemplo do que a autarquia está a fazer pelos seus munícipes, investimos para dar qualidade de vida às pessoas. Trata-se de devolver a este espaço público melhores condições de utilização, com mais segurança e conforto a todos os que aqui vivem”.

As áreas intervencionadas são o Parque Urbano do Pendão (campo de jogos e espaço de jogo e recreio), a horta solidária do Pendão, o espaço de jogo e recreio do Altos dos Moinhos, o jardim e miradouro da Rua Fernão Mendes Pinto e o percurso da estação de comboios de Queluz até à Escola Básica do Pendão (Alto dos Moinhos).

No Parque Urbano do Pendão vão ser pavimentados os caminhos e pontes existentes, reabilitado o campo de jogos coberto e bancadas, reabilitação das letras nas entradas do parque, criação de espaço de jogo e recreio na cascata e na muralha e colocação de equipamento infantil e circuito fitness.

Vai ser construída uma horta solidária com 17 talhões numa Unidade de Partilha de Recursos equipada com abrigo de armazenagem de ferramentas, rede de distribuição de água e mobiliário de apoio.

O espaço de jogo e recreio do Alto dos Moinhos junto à EB1 vai ser requalificado com a colocação de equipamento destinado à faixa etária até aos 10 anos, sobre piso contínuo flexível.

No jardim e miradouro da Rua Fernão Mendes Pinto vai ser revitalizado o miradouro utilizado pela população como espaço de estadia e convívio, removidas as estruturas existentes e criação de plataforma em betão para colocação de mesas e bancos e de churrasqueira comunitária.

Também o percurso da estação de comboios de Queluz até à Escola Básica do Pendão (Alto dos Moinhos) será alvo de requalificação.

Atualmente existe um trajeto com uma inclinação bastante acentuada, que vai ser requalificado para um percurso seguro com alteração da configuração das escadas e criação de plataformas de descanso com bancos.

A reabilitação do jardim passa pela plantação de arbustos e árvores e valorização de espaço de estadia e lazer com a criação de uma praça/miradouro com vista desafogada e colocação de mobiliário e plantação de árvores para criação de sombra e conforto.

Este projeto insere-se no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano – PEDU, Portugal 2020, que engloba a requalificação dos espaços públicos do bairro do Pendão cujo objetivo é dar resposta às necessidades de intervenção prioritárias, identificadas pela população e associações locais.