Autarquia de Sintra reforça apoio social e inclusivo

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a realização de protocolos no domínio da solidariedade e do desenvolvimento inclusivo.

Os protocolos aprovados serão assinados com a Tabaqueira II, S.A., com a AHSeAS- Associação Humanitária de Saúde e Apoio Social e com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra, com objetivo de reforçar medidas para combater situações de pobreza extrema, isolamento e exclusão social e de acesso a cuidados de saúde.

Com a Tabaqueira II, S.A. o protocolo agora aprovado tem como objetivo o desenvolvimento do “Projeto 65+ janela aberta para o mundo” dirigido à população sénior como forma de prevenção da solidão do isolamento social e do combate à exclusão Social através da atribuição gratuita de 300 tablets, enquadrado no Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo.

O protocolo com a AHSeAS-Associação Humanitária de Saúde e Apoio Social no âmbito do Projeto “90 em Sintra”, destina-se à realização de rastreios ao HIV, Hepatite B e C e Sífilis e acesso a cuidados de saúde, na sequência da aprovação da candidatura ao concurso da DGS SIDA-S-21-25 para a qual o Município de Sintra assinou Declaração de Intenção de Parceria.

A Santa Casa da Misericórdia de Sintra assinará protocolo com a autarquia, no valor de 60 mil euros, dando assim continuidade ao reforço da intervenção, apoios e respostas sociais.

Para Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, “esta é mais uma ferramenta para que a Câmara apoiar quem mais precisa”, reforçando que “a autarquia desenvolve uma estratégia que pressupõe um desenvolvimento inclusivo do nosso concelho, ajudando as pessoas que se encontram em situações mais vulnerável.”

O município de Sintra tem vindo a apostar num vasto conjunto de respostas dirigidas às famílias mais carenciadas nomeadamente o Centro de Emergência Social, o Centro de acolhimento para pessoas sem abrigo, o Fundo de Emergência Social, o Programa Táxi Social, o Programa Farmácia Acessível, a Fábrica do Empreendedor e diversos programas na área da saúde mental e do emprego protegido.