Autarquia de Sintra avança para requalificação do Centro de Saúde de Rio de Mouro

A Câmara Municipal de Sintra vai requalificar o Centro de Saúde de Rio de Mouro, num investimento de cerca de 292 mil euros.

O projeto de requalificação deste centro de saúde foi apresentado no decorrer da Presidência Aberta na Freguesia de Rio de Mouro, numa reunião aberta à comunidade.

A empreitada consiste na beneficiação das instalações do centro de saúde, que serve cerca de 23 mil utentes, com vista a criar as condições essenciais ao funcionamento da Unidade de Saúde Familiar.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, referiu que “a saúde é a nossa grande prioridade. Dar as melhores condições não só à população, mas também aos profissionais de saúde, é essencial”, acrescentando que “a aposta da autarquia está centrada no desenvolvimento da saúde pública, sinónimo disso mesmo é o investimento em novos espaços que permitem a prestação de cuidados de saúde com a dignidade que lhes é devida”.

Os trabalhos consistem na pintura exterior e isolamento térmico do edifício, cobertura e fachadas, substituição da caixilharia, substituição de luminárias, requalificação energética com a redução de 30% das necessidades de energia primária e instalação de uma Unidade de Produção para Autoconsumo para produção de energia elétrica a partir de energias renováveis.

“É com muito orgulho que este executivo construiu os centros de saúde de Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo, já em funcionamento, o de Belas está em fase de conclusão e vamos avançar com a construção de raiz de mais um centro de saúde, aqui na freguesia de Rio de Mouro, num terreno com cerca de 16 mil m2” salienta o autarca.

"A Câmara de Sintra está profundamente empenhada em mudar a prestação dos cuidados de saúde no concelho e prova disso é a construção do novo hospital de Sintra, num investimento superior a 45 milhões de euros”, sublinha Basílio Horta.

Recorde-se que em 2017, a autarquia realizou obras de beneficiação das instalações do Centro de Saúde de Rio de Mouro num investimento de 50 mil euros.

O projeto de conservação e beneficiação da Unidade de Saúde Familiar de Rio de Mouro integra obras de conservação e beneficiação que visam garantir um bom funcionamento dos serviços prestados, a segurança e o conforto de utentes e profissionais e a melhoria da eficiência energética com o apoio financeiro da União Europeia, através do PPR - Plano de Recuperação e Resiliência.

Informações sobre o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência AQUI.

 

Image