ACES de Sintra assinalou o seu 10º aniversário no Centro Cultural Olga Cadaval

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, marcou presença na Comemoração dos 10 anos do Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra (ACES Sintra), no dia 29 de novembro.

O ACES de Sintra tem desde 2012 uma nova identidade, data em que se procedeu à fusão de 3 agrupamentos, e que vê agora assinalada uma década. Desde então tem sido realizado um trabalho de melhoria contínua na área da saúde, numa ação que conta com a participação ativa da autarquia de Sintra que permitiu a construção de 5 novos Centros de Saúde, 1 novo centro a inaugurar em futuro próximo e 3 novos projetos em PRR.

O presidente da autarquia reforçou que “a saúde é a grande prioridade deste executivo e que dar as melhores condições não só à população, mas também aos profissionais de saúde, é essencial”, acrescentando que “a aposta da autarquia está centrada no desenvolvimento da saúde pública, sinónimo disso mesmo é o investimento em novos espaços que permitem a prestação de cuidados de saúde com a dignidade que lhes é devida”.

Com o objetivo de promover a reflexão sobre a capacidade de olhar para o passado, avaliar o presente e projetar os desafios futuros, o evento contou com a presença de ilustres personalidades da área da saúde e dos profissionais de saúde do ACES Sintra, que tiveram aqui a oportunidade de apresentar, debater e desenvolver temas do seu quotidiano.

O ACES Sintra é composto por Centros de Saúde, Unidades de Saúde Familiar, Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e Unidades de Cuidados na Comunidade, que em conjunto prestam cuidados de saúde primários, prevenindo a doença e promovendo a saúde, junto dos munícipes de Sintra.