Autarquia de Sintra avança com protocolo para criação de Área Marinha Protegida

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, um protocolo que vem estabelecer diretrizes para a continuação da execução do projeto de criação de uma Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC).

O Protocolo de Criação de Novas Áreas Marinhas Protegidas é celebrado entre a Fundação Oceano Azul e os Municípios de Sintra, Cascais e Mafra, e vê agora adicionadas as regras que definem a forma de seleção dos parceiros científicos para a continuação do projeto.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, este protocolo “é mais um passo da concretização de medidas urgentes e necessárias para a proteção de áreas como a região marinha de Sintra, que em conjunto com os Municípios de Mafra e Cascais, apresenta um enorme valor natural”, acrescentando que “este é um objetivo que se coloca também ao nível nacional”.

Neste momento em Portugal existem 71 Áreas Marinhas Protegidas, o que corresponde a apenas 1% do mar nacional.