JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 986

Autarquia apoia inclusão profissional de jovens desempregados

A autarquia de Sintra assinou dois protocolos de colaboração com a Fundação Aga Khan no âmbito da inclusão social e profissional junto dos jovens do município, imigrantes, seniores e comunidades em risco, no dia 21 de novembro.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que "a inclusão social é o modelo de desenvolvimento em Sintra e estas ações com a Fundação Aga Khan integram-se no caminho que queremos seguir."

As colaborações vinculadas, entre o município de Sintra e a Fundação Aga Khan surgem da necessidade de encontrar soluções para os jovens excluídos do sistema educativo, formativo e fora do mercado de trabalho, designados como jovens NEET.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Sintra comparticipa com 30 mil euros para o desenvolvimento do projeto piloto "Code for All Sintra", iniciativa que conta também com o apoio da Academia de Código.

O objetivo é proporcionar aos jovens do concelho de Sintra que não estão a trabalhar, estudar ou a frequentar formação profissional, a oportunidade de em 14 semanas realizarem uma formação gratuita e intensiva em programação.

Nas novas colaborações previstas estão também incluídos apoios para o envelhecimento ativo, o apoio aos imigrantes, a sua inclusão social e desenvolvimento económico.

O município de Sintra e a Fundação Aga Khan têm vindo a desenvolver relações de cooperação desde 2004. Estas iniciativas têm abrangido diversas áreas como a, empregabilidade, trabalho com a comunidade juvenil, educação, processos participativos para a requalificação urbana e a intervenção junto da população sénior.