Sintra apreende carrinha que estava a depositar resíduos ilegais

A Câmara Municipal de Sintra apreendeu, pela primeira vez, um veículo cujo proprietário estava a preparar-se para depositar lixo de obras e entulho na via pública.

O caso foi revelado pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, na assembleia municipal desta segunda-feira. Segundo Basílio Horta a Polícia Municipal apreendeu uma carrinha no Alto do Forte, em Rio de Mouro, uma zona usada com regularidade para este tipo de depósitos ilegais e já tinha sido assinalada como uma zona de vigilância prioritária, de acordo com a autarquia.

As autoridades já estavam a observar o carro há algumas horas, até que decidiram aproximar-se do local. Quando o fizeram, os dois suspeitos fugiram. O veículo acabou por se apreendido ainda com uma parte do lixo.

Basílio Horta afirmou, na assembleia municipal desta segunda-feira, que com todos os serviços de recolha e depósito de lixo disponíveis não é aceitável que alguns possam colocar em causa o ambiente do município.

Desde setembro deste ano, mês em que as operações de fiscalização sofreram um reforço, e até domingo, dia 25 de novembro, foram aplicados 44 autos de contraordenação e já foram identificadas dezenas de pessoas e empresas.

Os números revelam também que desde setembro foram aplicadas coimas que podem ultrapassar os 127 mil euros.

O município de Sintra iniciou em setembro, deste ano, uma campanha para apanhar, em flagrante delito, os responsáveis pela deposição ilegal de entulho em espaços públicos.

Trata-se de um gravíssimo atentado à qualidade de vida dos munícipes e à afirmação de Sintra como território sustentável, qualificável e competitivo.

São empresas ou indivíduos que se limitam a despejar os entulhos de obras, oficinais ou da sua atividade profissional, junto dos contentores, fora do local adequado ou num qualquer descampados.

Este comportamento está agora a ser fortemente fiscalizado no território de Sintra, sendo reforçado nas zonas consideradas mais problemáticas.

“O município está a detetar e a multar quem deposita entulho ilegal no espaço público”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Sintra, considerando a dimensão do território sintrense, 312 Km2, torna o processo complexo, “a Polícia Municipal já tem, em permanência, equipas para punir este tipo de infrações”.

“Perante a gravidade que constitui este crime ambiental, a Polícia Municipal, em determinadas circunstâncias, procede à apreensão dos veículos que transportam, ou depositem, resíduos na via pública”, revelou Basílio Horta.