Aprovado o lançamento da empreitada do novo Hospital de Sintra, redução de IMI e investimentos superiores a 50 milhões de euros

Reuniu hoje, dia 22 de Setembro 2020, a Câmara Municipal de Sintra em sessão pública havendo a destacar o seguinte:

O Presidente começou por abordar sucintamente a atuação da Câmara nos últimos 7 anos sublinhando:

• Investimento realizado e pago de 127,3 milhões de euros
  • Apoios Sociais pagos 18, 852 milhões de euros
  • Dívida paga de 78 milhões de euros
  • Descida de IMI 6 pontos (0,39 para 0,33)
1) O Presidente anunciou uma nova baixa de IMI em 3 pontos fixando a taxa no Concelho de Sintra para o mínimo legal de 0,30

2)
Nos últimos 5 anos ocorreu uma redução de 9 pontos no IMI o que traduz uma devolução aos contribuintes de 46,1 milhões

3)
Foi aprovado o lançamento do concurso internacional para a construção do hospital de Sintra no valor de 40 milhões e 400 mil uros mais IVA.
Prevê-se o início da construção para o final do primeiro trimestre de 2021 e a conclusão da obra para o último trimestre de 2022.

4)
Nesta reunião de Câmara foram ainda aprovados ou adjudicados os seguintes investimentos:
  • Para arrendamento jovem (um milhão e 400 mil euros +IVA)
  • Para parques públicos urbanos 900 mil euros +IVA
  • Para o sistema de drenagem 3 milhões e 500 mil euros +IVA
  • Para obras de requalificação urbana 800 mil euros +IVA
  • Para obras em escolas 252 mil euros +IVA

5)
Foi aprovado o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Sintra a Câmara Municipal da Amadora e o Hospital Fernando da Fonseca para construir uma extensão do serviço de urgência do Hospital com a área de 750 m2, no valor de cerca de 1 milhão de euros a ser pago pelos Municípios de Sintra e da Amadora na proporção de 50% cada um.

6) Finalmente foram aprovados nesta reunião apoios sociais nas áreas da Educação e Desporto e Solidariedade.
Na Educação e Desporto 1 milhão e 760 mil euros.
Na Solidariedade 228 mil euros.

Em síntese:
  • Anúncio da redução em 3 pontos do IMI fixando a taxa em 0,30;
  • Aprovação de Investimentos Globais de 51,1 milhões;
  • Aprovação de Apoios Sociais na Educação e Desporto e na Solidariedade no Valor Global de 1 milhão 988 mil euros.