Apresentação do programa “Verão Seguro” em Sintra

O Palácio Nacional de Sintra foi palco, esta quinta feira, para a cerimónia de apresentação do programa “Verão Seguro” para a região de Lisboa, uma iniciativa lançada pelo Governo.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e de outros membros responsáveis das forças de segurança pública, Proteção Civil e Segurança Rodoviária.

Para Basílio Horta, o verão tem “particular importância para Sintra, pela relevância que o turismo apresenta na região, mas também, pela preservação da Serra. A responsabilidade na sua prevenção e proteção não deve ser só um dever local, mas também um dever nacional tendo em conta o valor incalculável que representa pela sua vegetação e património, que também é da humanidade”.

O autarca recordou ainda os esforços realizados “todos os anos para a salvaguarda dos pulmões verdes do nosso Município” e agradeceu publicamente às forças de segurança pública e bombeiros voluntários pelo trabalho realizado no concelho.

O programa “Verão Seguro”, que anualmente se realiza apenas no Algarve, este ano é alargado a Lisboa, Porto e praias com maior pressão turística, devido ao aumento de turismo nestas regiões e ao acolhimento das Jornadas Mundiais da Juventude.

“Verão Seguro” tem como objetivo criar “um sentimento geral de segurança entre residentes e veraneantes” e é desenvolvido em cooperação pelas diversas entidades da Administração Interna, nomeadamente Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

De acordo com o plano apresentado, o reforço de meios, o aumento da cooperação e da fiscalização são as medidas transversais a todas as forças de segurança envolvidas.

Segundo o Ministério da Administração Interna, o plano é desenhado anualmente e adaptado às circunstâncias específicas do tempo e do território, que contempla múltiplas dimensões da segurança, nomeadamente policiamento, prevenção e combate aos incêndios, controlo da fronteira aérea e segurança rodoviária.

O encerramento da cerimónia esteve a cargo de José Luís Carneiro, que agradeceu “o acolhimento de Sintra” e referiu a importância desta apresentação para “mostrar a dimensão da cooperação das instituições, que são muitas e diversas e que cooperam para os mesmos fins, para a segurança coletiva”.