Adjudicada a empreitada para instalação definitiva da Escola do Património

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a adjudicação da empreitada de adaptação da antiga fábrica da Melka para as instalações definitivas da Escola Profissional do Património de Sintra, pelo valor de 639 mil e 500 euros.

Com prazo de execução de 5 meses, esta empreitada visa a adaptação definitiva do edifício municipal situado no Cacém para o funcionamento permanente da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra.

As intervenções compreendem, entre outros trabalhos mais específicos, a criação de espaços para salas de aula, ginásio, copa e refeitórios e ainda a adaptação de layout do projeto de arquitetura ao novo projeto de segurança contra incêndio. Está previsto ainda a execução da instalação elétrica, a instalação de sistema de AVAC e da implementação de medidas de segurança contra incêndios.

Para além de áreas administrativa e logística, as novas instalações irão contar com 11 salas de aula, 2 laboratórios, 5 oficinas especializadas (madeiras, metais, estuques, cerâmica e jardinagem), 3 salas de informática, salas de reuniões, sala de professores, sala de alunos, refeitório e vários gabinetes.

Recorde-se que em 2020, a autarquia efetuou uma primeira intervenção no valor de 306 mil euros para a adaptação do interior do edifício, dotando-o todos os espaços necessários ao funcionamento da escola.

Esta escola profissional leciona, atualmente, os Cursos Profissionais de Assistente de Conservação e Restauro, Técnico de Design de Interiores e Exteriores, Técnico de Fotografia, Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes e Técnico de Produção e Tecnologias da Música.

As novas instalações permitirão ainda a instalação de um Centro Qualifica, resultante de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Sintra em parceria com a Escola Secundária Ferreira Dias.

Saiba mais sobre a Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra