Sugestões para combater o isolamento social com as crianças

As medidas implementadas de prevenção e controle ao contágio do surto do novo coronavírus COVID-19 alteraram as rotinas de todos nós, principalmente na vida das crianças que se encontram agora mais isoladas e fisicamente menos ativas.

É importante explicar às crianças o que está a acontecer neste momento na sociedade, fornecendo informações adequadas à sua faixa etária sobre a gravidade e o potencial risco de doença e instruções concretas sobre como evitar infeções, como por exemplo: ensinar a importância de lavar as mãos e de evitar esfregar os olhos, nariz e boca.

Aproveite este tempo para fortalecer laços e aprofundar relações. As crianças precisam de atenção e é importante que se sintam amadas, protegidas e que saibam que têm alguém com quem conversar sobre os seus medos, isso pode aumentar a sensação de controlo sobre o risco de infeção e ajuda a reduzir a ansiedade.

Deixamos-lhe algumas sugestões para aproveitar o tempo que tem com as crianças:

• Mantenha a rotina diária das crianças e os seus hábitos de higienização;
  • Mantenha as horas de refeição diárias com uma alimentação saudável;
  • Deixe que as crianças ajudem nas tarefas diárias;
  • Estude com os seus filhos, faça revisões e exercícios sobre a matéria lecionada e mantenha o contacto com o diretor de turma;
  • Ponha de lado os tablets e participe em jogos didáticos e de interação familiar;
  • Leia e faça ler. Esta é a altura ideal para estimular nas crianças um hábito tão saudável como a leitura. Pode estipular o número de páginas lidas por dia ou um prazo para a sua conclusão;
  • Faça serões de cinema;
  • Transforme a sua sala num palco de teatro e recrie espetáculos;
  • Visite com as crianças alguns dos maiores museus online;
  • Mantenha as crianças em contacto com os amigos através de videochamadas;
  • Ensine algo ou deixe que sejam as crianças a ensiná-lo algo;
  • Aproveite este tempo de paragem (quase) obrigatória para desfrutarem de refeições em família.

A Câmara Municipal de Sintra acionou o plano de contingência para o surto do COVID-19, que tem como missão acompanhar a evolução da propagação do vírus, antecipar e implementar as medidas e ações adequadas de prevenção, intervenção e recuperação a fim de assegurar a continuidade das atividades essenciais e prioritárias da Câmara Municipal e do Município de Sintra, apoiar as populações e restabelecer, caso se justifique, a normalidade.