DGS disponibiliza manual gratuito de alimentação saudável para crianças

A Direção Geral de Saúde lançou dois manuais gratuitos com cuidados alimentares, receitas e atividades para as crianças durante o período de isolamento social, uma das medidas implementadas para prevenir e controlar o surto do novo coronavírus COVID-19.

O sedentarismo associado ao consumo de alimentos hipercalóricos e de menor densidade nutricional pode promover o aumento de peso e o aparecimento de doenças associadas no futuro.

O manual “Vamos por a alimentação saudável On em Casa” é dirigido às famílias para que possam manter hábitos de alimentação saudáveis e garantir o consumo de todas as vitaminas e nutrientes necessários para um crescimento saudável.

Garantir mais saúde e bem-estar neste período é um dos objetivos deste manual que, além de explicar sucintamente a importância da alimentação na saúde e desenvolvimento das crianças, apresenta também alguns cuidados especiais a ter neste período e algumas regras simples para uma alimentação saudável para este grupo etário, que se devem manter em qualquer altura do ano.

Aproveite este período para uma aprendizagem em conjunto sobre como preparar refeições familiares de qualidade.

Descarregue o manual “Vamos por a alimentação saudável On em Casa” AQUI.

 

Em tempo de confinamento social é também importante reduzir as idas ao supermercado, para que as compras sejam mais espaçadas, os enlatados voltam a ter uma grande importância na nossa alimentação.

Para que na altura das compras possamos fazer as melhores escolhas, o manual “Receitas com Enlatados”, apresenta uma série de fatores a ter em conta na hora de comprar conservas de pescado e leguminosas, entre os quais a data de validade, a aparência da lata e o teor de sal, assim como os cuidados a ter depois de abrir as latas. O objetivo deste manual é ensinar como ter uma alimentação saudável e diversificada à base de conservas de pescado e leguminosas.

Como é explicado neste manual, as conservas de pescado e leguminosas são alimentos de grande valor nutricional. Devido ao elevado tempo de isolamento em casa, com menos exercício físico e menos exposição solar, precisamos de proteínas de elevada qualidade, de minerais e vitaminas (como a vitamina D) presentes nas conservas de pescado, o mesmo acontece com as leguminosas, que têm um valor apreciável de proteínas, embora incompletas, mas que podem ser uma alternativa à carne e pescado, quando combinadas com alimentos do grupo dos cereais e derivados.

Descarregue o manual “Receitas com Enlatados” AQUI.