Sintra volta a receber Ubuntu Fest

Sintra vai voltar a ser palco para o Ubuntu Fest 2025 nos dias 10 e 11 de abril. O evento irá reunir mais de 300 participantes entre educadores e alunos da comunidade Ubuntu.

“Interculturalidade – Uma casa como um lugar para todos” é o mote para a edição deste ano, que será um espaço de encontro e aprendizagem, com momentos de coconstrução dedicados à ação e ao pilar do serviço, sempre com um olhar atento à comunidade.

Durante dois dias, os participantes vão poder assistir a uma conferência, descobrir monumentos de Sintra, participar em momentos de partilha e atividades lúdicas, tendo em vista sempre os valores e o espírito Ubuntu.

No primeiro dia, 10 de abril, a manhã será dedicada à realização da Conferência Ubuntu: Um caminho para a Interculturalidade, na Carlucci American International School of Lisbon. Já a parte da tarde será reservada para conhecer e descobrir a história, património e cultura de Sintra, com a visita a vários monumentos do concelho.

O dia seguinte é um convite ao serviço, no qual os jovens irão realizar trabalho voluntário no Parque Ecológico da Adraga – Praia Grande ao participar em ações de preservação ambiental. A parte da tarde será marcada pelo Arraial Ubuntu, que marca o encerramento deste encontro.

O Ubuntu Fest acontece anualmente, congregando jovens de todo o país que integram as Academias Ubuntu nas suas escolas, tendo por base a filosofia e método Ubuntu, a partir do modelo de liderança servidora e inspirado em personalidades como Nelson Mandela, Martim Luther King e Malala Yousafzai.

Em Sintra o projeto acontece desde 2021 e destina-se a jovens dos 12 aos 18 anos, dos Agrupamentos de Escolas Alto dos Moinhos, D. Carlos I, Monte da Lua, Ruy Belo e Visconde de Juromenha.

O método Ubuntu é desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora, focada no bem comum e consciente da responsabilidade de cada participante na transformação do mundo, procurando gerar consensos e mobilizar a vontade coletiva na procura de soluções para problemas concretos, potenciando assim as capacidades individuais em prol do bem comum.

Enquanto programa de educação não formal, o projeto desenvolve um modelo pedagógico centrado nos participantes, recorrendo a uma abordagem participativa e experiencial. Toda a metodologia é profundamente relacional, em sintonia com os princípios da filosofia Ubuntu: uma pessoa só é uma pessoa através de outras pessoas.

Este evento é organizado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.