Sintra apresenta os seus espaços lúdicos em encontro da Gulbenkian

A prática dos Centros Lúdicos de Sintra foi apresentada, esta segunda-feira, no encontro "Espaços Lúdicos: Uma Realidade Internacional", integrada no painel “Experiências e Desafios Em Portugal”, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O encontro, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto de Apoio à Criança – IAC, pretendeu afirmar a importância do brincar e das relações entre as diferentes gerações, tendo por base as experiências de diversos países que promovem espaços na comunidade, com a finalidade de criar contextos lúdicos e educativos valorizando a interação entre crianças, jovens e adultos/ famílias.

No âmbito deste encontro, as delegações que constituem o grupo europeu de ludotecas da Suíça, Holanda, Grécia, Áustria, Bélgica, Tenerife, Escócia, França, Itália e Luxemburgo, existente há mais de vinte anos, visitaram o Centro Lúdico das Lopas no dia 23 de março. Nesta visita, as delegações puderam ter contacto com o modo de atuar em Sintra sobre esta temática, em cada uma das áreas onde existem centros lúdicos.

Os equipamentos lúdicos são espaços de formação, em contexto não formal, que continuam a ser necessários e querem continuar a afirmar-se como alternativa ao isolamento e aos ambientes demasiado formatados a que as crianças e jovens estão expostos, num mundo fortemente marcado pelo digital e pelo individualismo.